CONSULTÓRIO

|

GLOSSÁRIO

|

RELACIONADOS

|

CURRICULO

telefone dor reumática Curta no Facebook

Currículo
  Home diagnósticos_e_Publicações_Reumatológicas
Dor Crônica Corporal
Publicações de Psicanálise e Psicossomática Clínica Integrada Artigos e Notícias
     

Diagnósticos e Situações em Reumatologia
 
 
Diagnósticos e Situações em Reumatologia PCR- Proteína C Reativa
PCR- Proteína C Reativa

 

O QUE É?

 

PCR é uma das proteínas encontradas na fase aguda da inflamação. Esse grupo de proteínas se refere aquelas que alteram até 25% do seu valor de base em estados inflamatórios agudos, mas também em algumas situações crônicas. Sua concentração altera mais rapidamente e sua variação é mais ampla que a da VHS, além de não sofrer interferência da presença de anemia, policitemia, insuficiência cardíaca congestiva ou hipergamaglobulinemia. Ocorre elevação não só em quadros de infecção bacteriana e virais, mas em presença de inflamação sistêmica por artrite reumatoide, no lúpus eritematoso sistêmico com serosite, artrite crônica, ou vasculite; no infarto agudo do miocárdio, na pancreatite necrotizante, em politraumas, em neoplasias e em outras condições inflamatórias.

 

Em geral infecções bacterianas e inflamações mais graves conduzem a elevações da PCR entre 40-200mg/l. No entanto a despeito da informação que fornece a dosagem isolada, sua grande utilidade, muitas vezes em conjunto com VHS, é estabelecer “linhas de base” e posteriormente monitorar a evolução de doença infecciosa, ou auto-imune e a efetividade do tratamento estabelecido.

 

Qual a importância da dosagem da PCR em algumas doenças reumáticas?

 

Nestas situações a repetição periódica da PCR a cada retorno da consulta ambulatorial, pode apontar para a atividade de uma doença já diagnosticada ou o impacto do esquema de tratamento.

 

Na prática da reumatologia a dosagem da PCR é sugerida para seguimento clínico da artrite reumatoide, e outras doenças auto-imunes, mas não é de grande valia na dermatomiosite e na esclerodermia frequentemente não variando nessas doenças.

 

Está correto realizar a PCR para seguimento da maioria das doenças?

 

É valido destacar que o excesso de exames laboratoriais solicitados, como a solicitação da PCR em pacientes assintomáticos, a solicitação da PCR ultra-sensível desnecessariamente, ou ainda a interpretação errada  destes resultados em falso-positivo ou falso-negativo pode levar ao prejuízo da saúde do paciente. Um teste falso-positivo (interpretado erradamente como alterado) pode desencadear solicitações em cascata de novos exames ou introdução de nova medicação em paciente que está saudável. Por outro lado, uma interpretação errada em falso-negativo (interpretado erradamente como normal) pode incutir uma inapropriada sensação de segurança no médico e no paciente de que estão diante de uma estabilidade somática irreal. Este alerta foi publicado recentemente em um estudo de autores brasileiros que se preocuparam com a utilização racional da PCR e propuseram um fluxograma em diferentes situações (AGUIAR, F. e col, 2013).

 
 
  PCR - Proteína C Reativa
comentários: 0
 
   
   
voltar
 
     
Home
Dor Reumática
O site Dor Reumática é voltado para pessoas que se interessem por informações e debates de temas clínicos relacionados à dor reumática e dor corporal sob a perspectiva de um consultório de reumatologia.
Glossário
Artigo, Notícias e Comentários
Sites Relacionados
Contato
Área Restrita
PRINCIPAIS DIAGNÓSTICOS E
SITUAÇÕES EM REUMATOLOGIA
Artrite Reumatóide
Lupus Eritematoso Sistêmico
Fenômeno de Raynaud
Fibromialgia
Síndrome de Sjogren
Artrose de Joelhos
Síndrome do Túnel do Carpo
Fan Positivo
VHS - Velocidade de Hemossedimentação
PCR- Proteína C Reativa
Gota
Corticóides
Febre Reumática
Recomendações na doença reumática
Dor Lombar
Bursite Trocantérica
Joanete ou Hálux Valgo
DOR CRÔNICA CORPORAL
O Conceito de Dor Crônica
Dor Física e Dor Psíquica
PSICOSSOMÁTICA PSICANALÍTICA
A Psicossomática e a Reumatologia
CLÍNICA INTEGRADA DO PACIENTE REUMÁTICO
Consulta Integrada Médica-Psicossomática
Grupo Terapêutico
ENTRE EM CONTATO
Dor Reumática
Rua Harmonia, 1014. Vila Madalena - Cep - Telefone 38161183
contato@dorreumatica.com
 
desenvolvido por